Tendências 2023
Palavras de resiliência e adaptação continuarão a estar na ordem do dia em 2023
Apesar de ser um novo ano, muitos dos desafios que enfrentamos em 2022 no mundo dos bares e restaurantes ainda continuam a fazer-se presentes no nosso quotidiano.
Máscara, álcool em gel, espaços com lotação reduzida, horários limite para a venda de bebidas e entregas.
Tudo isso fez com que os profissionais da indústria se reinventassem e criassem novas maneiras de continuar a servir os clientes durante a pandemia. Com isso , vieram novas formas de ver o consumo de bebidas alcoólicas, de agregar experiências para os clientes, confraternizar e manter todos seguros em casa.
Para os profissionais do setor de bebidas é hora de avaliar as mudanças de comportamento do consumidor trazidas pela pandemia, sempre com o objetivo de criar novas bebidas e experiências.
Depois de um período com tantas restrições, falar de tendências para 2023 vai além dos tipos de bebidas que serão mais utilizadas, passando, também, por questões de hospitalidade e gestão.
Este continuará a ser um ano de readaptação, o que significa que mesmo que inovar e utilizar a criatividade sejam aspetos importantes, fazer cocktails simples, mas bem executados, será fundamental.
A digitalização continuará a ser usada para impactar positivamente a experiência do cliente e o nível de serviço do bar, para além de garantir a segurança das equipas, clientes e fornecedores ao acomodar as diretrizes de saúde e segurança.
Através por exemplo do uso de menús digitais, compra de produtos e serviços, pedidos de entregas e a criação de eventos virtuais com clientes para estimular a socialização, algo tão importante nos bares.
É possível criar propostas interativas e divertidas recorrendo ao uso da tecnologia .
As inovações tecnológicas serão capazes de fornecer dados e insights sobre os comportamentos do nosso cliente como as suas preferências a nível de bebidas estas informações ajudarão a fornecer uma experiência mais personalizada.
Neste momento ainda não é fácil viajar para o estrangeiro para fazer cursos ou ir em busca de novos fornecedores, parcerias, produtos e técnicas.
Todo este cenário tem feito com que os profissionais de todo o mundo tenham um novo olhar para o mercado e produtos nacionais, sazonais e locais, o que fortalece a economia interna.
Algo que continua a ser tendência são os cocktails com pouca ou nenhum graduação alcoólica, havendo uma forte aposta por parte dos profissionais para incluirem este tipo de bebidas no mundo da coquetelaria.
Apostar na qualidade do cocktail e no sabor em vez da quantidade de álcool ou destilados que este leva é uma das apostas dos bartenders o que proporciona o consumo experiencial positivo de modo a que os clientes bebam de forma mais consciente.
A preocupação com o lado humano é algo que foi acentuado com a pandemia e que deve continuar como ponto fundamental para clientes, funcionários e demais envolvidos nas operações.
Terá de haver um grande foco na gestão de recursos e gastos e perceber exatamente como administrá-los, para que os negócios sobrevivam uma boa gestão, é sem dúvidas, o melhor caminho .
A integração do bar e da cozinha continua a aumentar e a liderar com foco na experiência geral, em vez de uma única bebida ou prato, ajudando desta forma a expandir a experiência gastronômica com o paring do cocktail adequado.
Cocktails engarrafados ou enlatados de várias receitas icônicas já existiam antes da pandemia.
O que aumentou e continua a ser tendência é o crescimento dos cocktails individuais artesanais, com a entrega de bebidas autorais para o consumo dos clientes dentro de casa.
Enquanto os bares permanecerem fechados ao redor do mundo, é provável que esta estratégia de venda ainda se mantenha .
A inclusão e diversidade nunca foram mais urgentes e importantes.
É ótimo ver que cada vez mais no nosso sector as mulheres e todas as outras minorias têm voz e destaque .
Devemos todos trabalhar juntos para criar espaço e oportunidades para que todos possam trabalhar e ter os mesmos direitos num ambiente seguro e inclusivo.
A indústria precisa de se unir para garantir que proporciona espaços e experiências seguras e agradáveis tanto para a nossa equipa como para os hóspedes , liderando pelo exemplo.
Assim como se deve manter os padrões da indústria elevados.
O Gin e o Rum continuam a ser as bebidas mais populares, ainda que o Gin perfumado seja o que está cada vez mais em voga.
Quando chegar a altura dos clientes regressarem aos bares é preciso ter em conta que mesmo que as pessoas procurem novidades, também procuram as bebidas que estavam habituadas a consumir.
Um brinde agora e sempre ás experiencias e á vida .