processo de FERMENTAÇÃO e MATURAÇÃO de cerveja

Cerveja é a bebida fermentada feita de grãos, fermento, água e lúpulo. Evidências arqueológicas apontam para versões antigas de cerveja produzidas na mesopotâmia e no Egito, á cerca de dez a quinze mil anos atrás, uma prática que ganhou força quando a civilização passou de uma época nômada para uma agrícola.

A história chinesa também aponta para inovações semelhantes, com evidências de fabricação de milho e arroz no período da Pré-História .

Como a ciência por trás da fermentação não era compreendida, a transformação da água encharcada de grãos numa bebida alcoólica geralmente assumia uma conotação mística, com muitas culturas ao longo dos tempos - incluindo egípcios, gregos e romanos a atribuir o significado religioso à cerveja.

Na Idade Média, os mosteiros de toda a Europa tornaram-se conhecidos pelo avanço das práticas cervejeiras, assim os primeiros colonos da América do Norte trouxeram as tradições cervejeiras da Inglaterra e da Alemanha, onde a tradição floresceu até á proibição com a Lei Seca. Desde os anos 1970 a cerveja artesanal ganhou ascensão o que ajudou todo o género de derveja a ganhar novo impulso nos Estados Unidos.

A receita básica para fazer cerveja funciona da seguinte forma: uma mistura de grãos, principalmente cevada maltada, é imersa em água quente para liberar o açúcar, este líquido é coado e depois cozido por cerca de uma hora, com o lúpulo adicionado em vários intervalos, assim que o mosto esfria, é adicionado fermento. A cerveja é fermentada, o que converte o açúcar no líquido em álcool e dióxido de carbono.

Diferentes estilos de cerveja podem variar, tendo em conta os grãos , os tipos e a quantidade de lúpulo e a tensão dos fermentos. O grão mais comum usado para fazer cerveja é a cevada, que foi maltada para aceder melhor aos açúcares presentes no grão. trigo, milho e milho também são usados com frequência .

Quando os grãos são usados e o grau em que são torrados alterará o perfil do sabor da cerveja pretendida . O ABV final da cerveja depende da quantidade de açúcar extraído dos grãos e do tipo de fermento usado para fermentar os açúcares, mas, em geral, a maioria das cervejas varia de 3 a 8% ABV(alcohol by volume ou seja o teor alcoólico da cerveja ).

Um brinde agora e sempre ás experiencias e á vida