Barril de madeira

Já alguma vez se perguntou para que servem barris de madeira? Pois bem. são usados ​​há milênios para transportar líquidos por toda a Ásia e Europa, caindo em desuso apenas recentemente com as novas tecnologias dos materiais de embalagem modernos.

Ainda assim, os barris continuam a desempenhar um papel fundamental no envelhecimento do vinho, cerveja e destilados escuros, como Rum, Whiskey e o Cognac, visto que o tempo em estagio num barril de madeira pode adicionar cor e sabor distintos.

Sabia que normalmente são feitos de carvalho, e que os ingredientes são carbonizados em diferentes graus, este elemento é crucial na transmissão de sabores de baunilha, caramelo e características de fumo entre outros .

A madeira também pode conferir alguns taninos ao espírito, o que pode adicionar adstringência e um sabor áspero bem elegante quando feito a rigor .

Os fatores que afetam a transferência de sabores incluem a percentagem de álcool da destilaria, a temperatura e a umidade do depósito, a quantidade de carvão no barril e o tipo de madeira.

O tamanho do barril também pode desempenhar um componente importante: quanto maior o barril, menos sabor conferido à bebida.

Existem também os barris velhos, geralmente usados ​​por três ou mais anos, transferem menos sabor e podem ser quase neutro, o que significa que eles não adicionam sabor.

Outra curiosidade interessante é o facto de alguns fabricantes de bebidas espirituosas procurarem barris usados ​​delicadamente para obter um perfil de sabor específico, como os produtores de whisky que envelhecem o produto em barris de xerez para um acabamento mais seco .

Os barris, especialmente os modelos novos, tendem a ser bastante caros, então alguns produtores pegam um atalho adicionando lascas de carvalho ou corante de carro ao líquido em vez de envelhecer adequadamente, ambos criando um produto inferior.

O tipo de madeira usado para fazer um barril pode afetar o sabor do líquido nele armazenado e, como tal, os regulamentos para certos produtos exigem tipos específicos de madeira.

O Bourbon, por exemplo, deve ser feito com barris novos de carvalho branco carbonizados.

Agora que conhece algumas curiosidades sobre este elemento fundamental no processo de estagio de um destilado certamente estará a descobrir a principal razão pelo qual aquele Rum, Whiskey ou Cognac é seu destilado preferido .

Um brinde agora e sempre ás experiencias e á vida .