crónica de um bartender

Cocktail Beijo - Zé Domingues

Cocktail Beijo - Zé Domingues

São 23:59' do dia 31 de Dezembro de 2019,

Zé Domingues bartender no Dano's bar levanta o Flute de Laurent Perrier, juntamente com seus 200 clientes ,e com eles grita Happy New Year.

Este foi um ano que o deixou bastante orgulhoso a nível pessoal pois os seus cocktails são escolhidos para 3 competições de prestígio , Worldclass,  Barman do ano e a não menos competitiva recém nascida Beirão.

Muita emoção nessa altura e o desejo de trabalhar, produzir e criar eram os seus próximos desafios. Janeiro significava o recomeço da luta e um ano de afirmação pessoal e profissional. 

Tudo indicava que 2020 seria o ano da afirmação, o ano em que Dano's bar e toda sua equipa teriam a oportunidade de mostrar todo o seu potencial tanto a nível competitivo como profissionalmente , assim não aconteceu .  

Em Janeiro são vários os novos projectos assim como novas e diversas criações, a nível competitivo 2020 seria para Zé Domingues o ano das concretizações. 

Em Março os primeiros casos de Covid-19 chegam a Portugal, e a pandemia global atrasou por completo a sua jornada.  

Confinado, fechado , proibido de ir à rua e de exercer o seu talento, a realidade era o Algarve fechado , os bares fechados , os aviões parados, os restaurantes e os hotéis com sérias dificuldades em manter-se abertos , o silêncio tomou conta do mundo , grandes investimentos perderam-se.

O desemprego instalou-se em Portugal e na sua maioria na região do Algarve.  

É de conhecimento geral que esta região é considerada um dos melhores cantos da Europa mas é preciso que os aeroportos, as praias as marinas e os hotéis sejam procurados por visitantes de outros países estrangeiros para que haja viabilidade e sustentabilidade económica. 

Em apenas dois meses o Algarve perde milhões de euros, algo que certamente afectará esta localidade, pelo facto de ser bastante sazonal e o período de faturação ser bastante menor comparado com outras regiões do País. 

Cocktail Adamastor - Zé Domingues

Cocktail Adamastor - Zé Domingues

Como todos sabemos e como é reafirmado pelo bartender Zé Domingues, esta pandemia retira a todos os profissionais o maior trunfo que usamos como bartenders, o relacionamento e a aproximação com o cliente.

É de temer que a indústria de bebidas  ainda sofra durante algum tempo, agora abriram-se portas e está de volta alguma normalidade, mas ainda há muito trabalho a ser feito nos próximos tempos.

"Uma coisa vos digo o meu flute está no ar e saúdo a todos os meus companheiros que continuam a tentar e continuam na luta"  Zé Domingues 

Um brinde agora e sempre ás experiencias e á vida