Fabio Miranda
Fábio Miranda tem 23 anos e trabalha atualmente no hotel FeelViana.
Foi numa pequena freguesia do concelho de Barcelos que Fábio cresceu com a paixão pela hotelaria no sangue.
Conduzido por esse pensamento, licenciou-se em Gestão Hoteleira, onde teve o seu primeiro contacto com o Bar.
Em fevereiro de 2018 surgiu a oportunidade de trabalhar em part-time no R28 – Bar Lounge, também em Barcelos.
Foi ali que descobriu que era amor para a vida toda.
Sendo um projeto pioneiro para o local onde estava inserido, ofereceu-lhe uma visão diferente daquela a que estava habituado no mundo da hotelaria.
Ali, praticou um serviço cuidado, priorizando os pormenores e a qualidade dos produtos.
A sua principal tarefa era servir à mesa, mas o mérito levou-o para trás do Bar.
Fábio destaca que as formações e master classes foram quase todas realizadas na Ms. & Mr. Bartender e Bartending Project, que conciliou com o trabalho no R28 e a licenciatura.
Realizou vários estágios pelo país fora em grandes cadeias hoteleiras como Nau Salgados Palace, Palm Village e Vila Galé que lhe deram capacidade de trabalho sob pressão com um grande volume de clientes, assim como skills que ainda hoje estão presentes no serviço que presta.
Todas essas experiências levaram-no ao pódio, onde arrecadou o 3ºlugar no concurso Real Tiki Bartender of the Year, com um cocktail tropical que deu o nome de Perestrelo – feito com uma base de produtos portugueses e sabores variados.
Maio de 2020 trouxe-lhe novas conquistas.
Ingressou num projeto sob a supervisão de Rui Pereira no FeelViana.
Um projeto que se desenrola na praia e que se distingue pela simplicidade e sustentabilidade.
Neste momento, estão a trabalhar arduamente para poder apresentar uma carta distinta que apresenta uma intrincada teia de sabores e novos cocktails, na finalidade de ser reconhecida a identidade deste novo projeto.
Fábio garante que o seu futuro passa por continuar a aprender e a exercer aquilo que o faz verdadeiramente feliz – a hotelaria. reconhece que muita da sua aprendizagem foi-lhe incutida pelos seus dois mentores: Renato Costa, dono e Bartender do R28, e Rui Pereira, Head Bartender do FeelViana
Mais do que orientadores, são dois grandes amigos.
Terminamos esta entrevista inspiradora com um excerto das palavras de Fábio, que nos fez ver o mundo do Bar com outros olhos: “Para mim um Bartender, é um poeta que escreve através de uma mistura perfeita entre as quadras destiladas e os parágrafos sorridentes de um cliente, proporcionando no final uma simbiose perfeita de um poema em estado líquido”.
O que podemos acrescentar depois destas palavras incríveis?
Um brinde agora e sempre às experiências e à vida.