empreendedoras em portugal

Portugal é o 6º país do mundo com melhores oportunidades e condições de apoio para as mulheres evoluírem enquanto empreendedoras.

A Bartender Magazine Portugal apurou que  este estudo foi realizado em 57 países de cinco regiões do globo, ficando assim o nosso país colocado à frente da Austrália, Bélgica ou Reino Unido.

Portugal surge também no 10º lugar quanto ao número de mulheres proprietárias de negócios 28,7% do total de empresários.

Sem grandes surpresas, é concluído que as mulheres empreendedoras prosperam mais nas economias mais desenvolvidas, do que propriamente no setor hoteleiro dos três mercados que lidera o Index — Nova Zelândia, Suécia e Canadá .

O conjunto de vastos recursos a que têm acesso, incluindo programas académicos, oportunidades de formação, acesso a capital e serviços financeiros, quando comparadas com os diferentes mercados atuais .

As principais razões apontadas pelas portuguesas para abrirem o seu próprio negócio são a satisfação pela criação de uma empresa por iniciativa própria, a vontade de serem chefes de si mesmas.

Um número muito pequeno refere que o fariam com o objetivo de tentar enriquecer. 

As mulheres nacionais estão, porém, bem cientes dos obstáculos ao seu desejo empreendedor: a falta de apoio financeiro , a situação económica que o país atravessa , a burocracia , seguidos da existência de muitas taxas e impostos  e da falta de aconselhamento, são as principais barreiras apontadas.

Ainda assim acreditam que a igualdade de género é uma realidade no empreendedorismo em Portugal, ou que pelo menos estamos no caminho certo para lá chegar sendo necessário que a comissão para a igualdade de género e os grupos parlamentares ajudem nas iniciativas das mulheres empreendedoras.

Na tentativa de que todos empreendam em igualdade de circunstâncias e a equidade de oportunidades seja para todos independentemente do seu sexo.

Desejamos que todas as mulheres empreendedoras em Portugal prosperem, e que apesar das dificuldades constantes que enfrentamos não desistam e que consigam atingir os seus objetivos. 

Um brinde agora e sempre às experiências e à vida.