Cocktail em uma palavra

Hoje, o desafio de servir um cocktail não está apenas em saber combinar os sabores, mas também em proporcionar uma experiência ao cliente, principalmente através da preparação e da apresentação do mesmo.

Esses mesmos cocktails acabam também por contar a história do bartender e do bar onde se inserem.

image.jpg

Aposta-se cada vez mais em cocktails de autor e cartas sazonais com ingredientes frescos, da estação e localidade onde se encontram os bares, também com o objetivo de continuar a surpreender quem frequenta o espaço.

Bartenders arriscam cada vez mais, há uma grande aposta em receitas novas e em utilizar copos, taças, utensílios e decorações diferentes e extravagantes que ajudem a dar uma personalidade única ao bar e a cada bebida servida.

Preparadas com ingredientes inusitados e bebidas diferentes, decoradas com flores comestíveis e frutos, com efeitos de fumo e aromatizações, com especiarias e polpas, com sementes e botânicos, com infusões ou xaropes há cocktails para todos os gostos.

Sejam eles doces, amargos, florais, frutados, cítricos ou aromatizados, não faltam obras líquidas complexas e elegantes que impressionam pelo sabor e pela apresentação.

A criatividade tem o propósito de surpreender sempre, tanto na aparência como na bebida que chega às mãos do cliente.

As técnicas com o shaker como o throw também fazem parte da experiência que se quer proporcionar.

Fazer pairing entre a comida e os cocktails também é algo que está muito em voga pois cada vez mais bares servem comida e cada vez mais restaurantes apostam nos cocktails.

Alguns profissionais fazem questão de ir a cada mesa e de adaptar as suas criações ao gosto dos clientes.

É muitas vezes dando a volta a cocktails com longa história que surgem novas criações e faz parte do papel do bartender conseguir incutir aos clientes a vontade de experimentar bebidas de autor.

image.jpg

É essencial estar atento a novas tendências para se desenvolverem novas ideias e produtos.

O objetivo é servir cocktails originais e inesquecíveis.

Um brinde agora e sempre às experiências e à vida.