cláudio Santos
Cláudio Santos tem 33 anos e é natural de Castelo Branco.
É num dos melhores restaurantes de Luxemburgo, no elegante Piri Piri, com uma entidade portuguesa, que Cláudio trabalha como Chefe de Bar.
Embora distante da sua terra natal, foi em Castelo Branco que fez a maior parte do seu caminho profissional.
Essa jornada começou muito cedo para Cláudio.
Com 18 anos iniciou a sua primeira formação hoteleira no Sebastião Bar – um local famoso na altura, na cidade de Albicastrense.
Já com 20 anos, alternava entre o bar e a discoteca Republica, a qual dedicou 5 anos da sua vida.
Sendo uma das discotecas mais conhecidas de Castelo Branco, foi um bom empurrão na sua carreira, adquirindo reconhecimento dentro da indústria.
Os estágios do curso que estava a tirar levaram-no a passar os verões em hotéis no Algarve como o Vila Galé Atlântico e Riu Club Olhos d’água. Através de uns amigos consegue trabalho na Discoteca Kiss em Albufeira, descobrindo finalmente a sua paixão pelo bar.
Cláudio não esconde que a exigência era por vezes muito pesada, mas as noites no Algarve levaram ao acréscimo do seu amor pela profissão.
De volta a casa, em Castelo Branco e à discoteca Republica, iniciou outra via profissional com a Sporjovem – uma empresa pioneira na organização de viagens de finalistas em Portugal – que o destacou para Lloret de Mar durante sete anos como responsável pela equipa de Bartenders.
Após conhecer a atual mulher, voltou a fazer as malas, desta vez até Esposende, onde completou dois anos no Shore House Esposende.
Depois deste percurso, variadas experiências e formações que frequentou um pouco por toda a parte, Cláudio compreendeu que ainda tinha um longo caminho pela frente.
Resolveu então em família tomar a decisão de viajar pela Europa à procura de uma nova aventura, acabando por aterrar finalmente em Luxemburgo.
Instalado numa nova vida, surge a oportunidade de gravar para o programa “Portugueses pelo mundo” (episódio 2, emitido na quinta-feira, dia 17 de Setembro, na RTP1) com um dos maiores empresários da Hotelaria Luxemburguesa, Remy Manso Group.
O grupo conta já com 10 restaurantes em atividade em Luxemburgo e é através dessa conexão que brota a vaga de Head Bartender no restaurante Piri Piri.
Hoje em dia, o objetivo de Cláudio é apresentar um cocktail que transporte o cliente para uma nova experiência.
É por isso que eleva o seu jogo decorativo quando elabora um cocktail, até porque “... o primeiro impacto é muito importante”, assegura.
E como queremos passar todos os conselhos de profissionais para os nossos leitores, deixamos também aqui o de Cláudio, que revela nunca perder momentos que lhe permitam crescer na indústria, embora continue a dar formações aos mais jovens dentro do grupo Manso.
O seu futuro passa pelo regresso a Portugal, almejando aglomerar todas as suas experiências para criar algo só seu.
Nós acreditamos no seu sucesso e no de todos aqueles que continuam a aprender, acumulando os seus sonhos numa visão que funcionará como catapulta – impulsioná-los para longe.
“O Futuro passa por regressar a Portugal e juntar todas as experiências num negócio meu” Cláudio Santos
Um brinde agora e sempre às experiências e à vida.