Chef Rui Mota

Nascido em Portugal, o percurso de Rui Mota inicia-se na Escola Profissional de Tomar (EPT) e desde muito cedo que explora o gosto dos temperos e da estética alimentar, a paixão pelas práticas culinárias levaram-no a licenciar-se em Gestão e Produção de Alimentos, seguido do mestrado em Ciências Gastronómicas.

Conversamos com o embaixador da marca Smartwhip, em Portugal e damos-lhe a conhecer quem é Rui Mota e qual a sua ligação á marca.

Chef Rui Mota

Chef Rui Mota

Olá Chef ! Conte-nos um pouco sobre como entrou na gastronomia molecular?

“Quando iniciei a minha carreira, a abordagem não era nada molecular.

O termo gastronómico não tinha de todo a visibilidade dos dias de hoje, no entanto a minha licenciatura foi fundamental para que entendesse mais sobre química, tecnologia de alimentos, química orgânica, microbiologia, processos de fermentação e similares.

No segundo ano iniciei o meu estágio no The Fat Duck com Heston Blumenthal - que foi um dos meus mentores da gastronomia molecular - aprendi muito e todo esse conhecimento científico foi posto em prática a 100% em todas todas as receitas de Blumenthal. “

Rui Mota é um verdadeiro conhecedor da gastronomia molecular, a paixão e dedicação à arte culinária levou-o em mais uma jornada emocionante, manipulando o seu primeiro sifão na cozinha de Heston Blumenthal no The Fat Duck em Londres .

Mota desenvolveu todas estas técnicas de confeção de um restaurante com estrela Michelin para um outro, Jordi Cruz no aclamado restaurante ABaC em Barcelona.

Expandiu ainda mais as suas habilidades no L'Air du Temps, na Bélgica ao lado do chef Sang-Hoon Degeimbre, e aperfeiçoou o seu conhecimento em um dos restaurantes mais conceituados do mundo, o El Celler de Can Roca, dirigido pelos irmãos Roca, Joan, Josep e Jordi.

Chef Rui Mota

Chef Rui Mota

Paralelamente, o jovem Chef Rui Mota desenvolve com regularidade workshops, dá aulas de Gastronomia Molecular, e ainda colabora com algumas das marcas mais conceituadas da indústria. Ainda antes de completar 26 anos foi convidado a abrir um restaurante como Chef Executivo, em Lisboa.

Em 2020, Rui Mota tornou-se o primeiro embaixador da marca Smartwhip, em Portugal.

Este equipamento não se trata de um sifão convencional. Ao contrário dos tradicionais que são operados com vasilhas de óxido nitroso (N₂O) de uso único, o Smartwhip é um sistema totalmente novo que otimiza a funcionalidade dos Barómetros.

Chef Rui Mota

Chef Rui Mota

Composto por um cilindro de aço inoxidável com 580 gramas de N₂O pressurizado; com um regulador que permite ajustar a pressão durante a utilização; um interruptor de fluxo para maior segurança; e ainda um adaptador de fácil clique personalizado que torna o sistema compatível com todos os Barómetros, o sistema Smartwhip permite que uma grande variedade de pratos, bebidas e molhos sejam preparados de forma rápida e fácil.

Carregar a Smartwhip leva metade do tempo em comparação com os tradicionais e tem o benefício adicional de permitir que libere a quantidade específica de N₂O .

Isso não apenas evita o desperdício de gás, mas também permite que se controle a quantidade de gás necessária para produções em pequena e grande escala, para experimentar novas técnicas de preparação e para preservar espumas e molhos por muito mais tempo.

Porque Smartwhip?

Mais eficiência, com segurança, durabilidade e qualidade são as principais prioridades.

Seu design de fácil uso permite que aproveite ao máximo seu tempo no local de trabalho, diminuindo o incômodo e atrasos no serviço.