Carlos Santiago

Carlos Santiago - World Class Competition

Carlos Santiago - World Class Competition

Carlos Santiago, 38 anos, é natural do Porto 

A sua formação académica é na Área de Comunicação Empresarial, possui ainda uma pós graduação em tecnologias da comunicação .

É em Lisboa que realiza o curso de introdução ao bar e cocktails na Cocktail Team .

E em Abril de 2011 inicia a sua aventura no Bonaparte, os 5 anos e meio que lá passou foi o que verdadeiramente lhe despoletou a paixão pelo bar.

Durante todo esse tempo realizou inúmeras formações, sendo que a que mudou por completo a sua percepção em relação ao trabalho de bar foi o Balance Course da Black Pepper & Basil, em 2014 em Lisboa, realizou a formação com um grupo fantástico Zé Maria, Rui Barata, Dave Palethorpe, Luís Domingos, Miguel Gião, João Rodrigues, Hugo Bernardo, Fábio Alves e o Hugo Cardoso.

Daí a entrar em competições foi um salto, mas nunca o fez com a intenção de ser conhecido, mas sim para ter a oportunidade de ter mais conhecimento e acima de tudo conhecer profissionais, mais tarde amigos, da área.

A sua primeira competição foi em 2014 “Putting Pen to Shaker”, uma competição dura e muito interessante onde o objetivo era elaborar um cocktail relacionado com uma obra literária, nesta competição Carlos Santiago, Honório e  João Severino disputam a final em Londres, surreal afirma.

Consegue atingir a final, numa altura em que Portugal já tinha grandes nomes na indústria entre eles: Daniel Carvalho, Wilson Pires, José Guerreiro, Marco Monteiro, Pedro Correia e Paulo Gomes.

A sua confiança aumentou e foi aí que decide que no ano seguinte iria concorrer ao Barman do Ano, competição que adorou, não só pela camaradagem mas também pela oportunidade de viajar pelo país.

A competição decorreu ao longo do ano de 2015 com diversas atividades e formações.

A final realizou-se em Novembro de 2015 e em exclusivo a Bartender Magazine Portugal diz-nos que foi impossível esquecer toda aquela loucura, foi às 8h da manhã que recebe a mensagem a dizer que tinha sido eliminado, ficou triste mas sentiu que o objetivo estava cumprido. 

Carlos Santiago

Carlos Santiago

A sua tristeza passa a euforia num ápice quando um dos finalistas desiste e Carlos Santiago ocupa o seu lugar na final de Barman do Ano ao lado do João Severino e do José Guerreiro. Dois monstros do bar, Carlos Santiago manteve o seu espírito de não ter nada a perder e consegue ficar calmo e pensa ter sido isso o que diferenciou.

Ainda em 2015, durante o Lisbon Bar Show, participou no Cachaça 51 Challenge, prova que venceu.

Após ter sido o vencedor da edição barman do Ano 2015, termina a sua aventura no Bonaparte, e durante o ano de 2016 realiza várias atividades fora do bar, nomeadamente consultorias e formações e também começou a colaborar de forma mais intensa com aquele que considera ser o seu mestre Mário Valério na Mr&Ms Bartender.

Nesse ano ganha ainda o prémio de Melhor Cocktail do Ano, no Lisbon Bar Show com o cocktail Bibó Porto.

Carlos Santiago - barman do Ano 2015

Carlos Santiago - barman do Ano 2015

É ainda em 2016 que recebe o convite para integrar a equipa do The Royal Cocktail Club, juntamente com o Daniel Carvalho e a Tatiana Cardoso e mais tarde juntou-se a equipa o jovem prodígio José Mendes.

A 11 de Abril dá-se a inauguração do primeiro Cocktail Bar da Cidade do Porto, The Royal Cocktail Club, um bar fantástico com uma equipa de sonho, mas a sua aventura não termina aqui e em 2017 decide competir no World Class, competição que já se tinha inscrito em 2015, mas a sua inexperiência não permite que consiga avançar e em 2017 sente-se preparado e confiante para pelo menos chegar à final nacional, o que veio a acontecer, uma vez mais rodeado dos grandes nomes do bar em Portugal: Paulo Gomes, Nélson de Matos, Marco Monteiro, Eduardo Marques e Alain Branco.

Carlos Santiago consagrou-se o vencedor da World Class 2017 ,noite inesquecível, pois para além de vencer o World Class, o The Royal Cocktail Club ganhou também um coaster award.

Ainda antes da final global do World Class, no México recebe a nomeação para o top 10 dos Mixoloxy Awards, assim como o The Royal Cocktail Club recebe uma nomeação na categoria de Melhor Abertura.

A final global no México e toda a competição é um sonho para qualquer bartender e é algo que até hoje não esquece.

A competição correu tal como a planejou , sentiu-se tranquilo em todos os challenges e representou Portugal ao mais alto nível, para além da experiência inesquecível voltou do México com um 7º lugar no cocktail da assinatura, com o Candlelight, cocktail esse que esteve nomeado nos prémios Lisbon Bar Show.

Outubro de 2017  termina a sua aventura no The Royal Cocktail Club, e tornou-se Diageo Reserve Brand Ambassador, função que manteve até Março de 2019.

Desde ai que está como Bar Manager no Jase Hotels Group, onde tem a seu cargo os bares dos hotéis Douro Royal Valley, Douro Palace e Porto Royal Bridges, um grande desafio que continua a fazer parte do seu crescimento como profissional e como pessoa.

Carlos Santiago - World Class Competition

Carlos Santiago - World Class Competition

"Olhando para trás não mudava nada do meu percurso, considero que entrei um pouco tarde nesta área, comecei a trabalhar no bar com 30 anos, mas as coisas aconteceram muito rápido e tive a felicidade de tudo me correr como planeado e também por até hoje ter conseguido cumprir os meus objetivos. 

No futuro quem sabe se não nos poderemos encontrar no meu próprio bar…

Always Shake with Heart and Soul " Carlos Santigo 

Um brinde agora e sempre ás experiencias e á vida