tendências 2023

Desde o início de  2023 as tendências turísticas são bastante diferentes dos anos anteriores, e com a situação atual isso mudou ainda mais.

Os profissionais da área da hotelaria têm a exposto algumas das tendências que achamos que mudarão o paradigma do sector hoteleiro no nosso país, esperamos que este artigo o ajude a planear as suas estratégias, seguindo as expectativas dos seus clientes. 

Nos últimos meses, é comum ouvirmos a palavra “personalização” em uma de cada três conversas sobre os desafios dos profissionais na indústria hoteleira e a necessidade de cuidar mais do cliente . 

No entanto, a importância da ‘personificação’ é uma questão que continua em dúvida . A empatia é uma das emoções mais poderosas que existem e é muito útil atrair aqueles que não conhecem o seu negócio, simplesmente conectando-se à mensagem que oferece através de vídeos, imagens ou ideias incorporadas nas redes sociais.

Quando assistimos a um vídeo que gostamos, tendemos a partilhá-lo com as pessoas que conhecemos, seja no WhatsApp, Instagram, Facebook, etc.

Essa mensagem é mais poderosa do que qualquer outra campanha porque consegue conectar-se com o receptor .

Portanto, a personificação do profissional para se conectar com os seus clientes é uma das estratégias que permitirá que muitas unidades hoteleiras expandam o seu raio de transmissão e audiência. 

Outro grande tema dos últimos meses é sem dúvida o de como garantir que os nossos dados, bancários e pessoais, estejam seguros quando reservamos quase todas as nossas viagens pela Internet.

Os clientes consideram cada vez mais a promessa das unidades hoteleiras de que as informações fornecidas não serão partilhadas sem o seu consentimento.

É uma questão de integridade, mas também de confiança. Por exemplo se um bar tiver todas as ferramentas necessárias para impedir que os dados dos seus clientes corram o risco de serem descobertos ou partilhados, esse bar certamente receberá muito mais reservas.

Segurança é confiança e a confiança pode terminar em fidelização que pode tornar-se rendimento para esse bar a longo prazo. 

De acordo com um relatório sobre viagens e sustentabilidade, mais da metade dos viajantes globais diz estar mais convencida do que há um ano em escolher opções de viagens sustentáveis.

Quando falamos de espaços  sustentáveis, não referimos apenas as  incríveis e “eco-friendly” cabanas , falamos também sobre as unidades hoteleiras construídas para oferecer experiências  únicas, luxuosas e requintadas, mas, ao mesmo tempo, ecologicamente sustentável. 

São várias as unidades em Portugal  que possuem  iluminação de baixo consumo de energia e sistema de reciclagem de água, além do uso de energia renovável ou limpa e de uma construção feita com materiais naturais. 

Essa mesma experiência sustentável será uma das tendências que mais cresce nos próximos anos e, para atrair hóspedes preocupados com o ecossistema, uma estratégia que as diversas unidades hoteleiras  podem seguir é oferecer atividades ao ar livre que sejam igualmente únicas e especiais, como qualquer outra, mas ajudando o meio ambiente.

Uma outra estratégias ou tendência, é o poder das redes sociais.

Reparamos que cada vez mais têm peso nas decisões das pessoas.

Não apenas ao decidir o destino ou para partilhar experiências, mas também para procurar conselhos, inspiração e até para reservar ou conversar diretamente com o profissional em questão .

As redes sociais são uma ferramenta útil e, hoje em dia, necessárias para as experiências gastronómicas procuradas por pessoas entre os 18 e 40 anos, um grupo que está a crescer cada vez mais.

Reparamos que a cada ano a evolução a nível destas diferentes tendências está cada vez mais vincada entre os visitantes do nosso País .

Estas são algumas que consideramos ser as mais poderosas ou que terão maior peso em 2023 e que, do nosso ponto de vista, devem ser onde se concentram as diferentes estratégias dos profissionais .

Um brinde agora e sempre ás experiencias e a vida