A arte de ser Bartender
Ser Bartender é uma profissão muito exigente, cheia de desafios, criatividade e inovação.
O Bartender é fundamental no bom funcionamento do local onde trabalha e é ele que desempenha o papel principal , a sua competência é uma das coisas que define a qualidade do próprio bar.
Em primeiro lugar deve ter o prazer de servir, receber e entreter pessoas.
Deve ter uma personalidade forte mas empática para poder captar a atenção dos clientes, perceber as necessidades e gostos de cada um ao mesmo tempo que os fideliza, deve ser antes de mais nada, um bom anfitrião.
Uma das suas principais características é saber ler as pessoas que se sentam no seu bar, pois cada pessoa tem um diferente estado de espírito, um cliente que vai comemorar um feito profissional ou pessoal, um cliente que vai á procura de um local onde possa relaxar ou um que vai para desabafar.
Contudo o Bartender tem que ter sempre presente que cada vez mais o cliente vai á procura é de uma experiência única.
Os clientes querem ser recebidos com um sorriso e por alguém que saiba comunicar, por isso esperam que quem está do outro lado do balcão para além de saber preparar cocktails saiba praticar a arte de bem receber.
Conhecer a origem, história e técnica dos cocktails para além de indispensável pode constituir o contexto para se socializar e assim captar o interesse dos clientes.
Um bom Bartender faz com que as pessoas se sintam á vontade e felizes com a sua presença.
Ele torna a experiência prazerosa e divertida fazendo uma bebida memorável e que desperte sensações ou até emoções.
Cada cocktail deve contar uma história e deixar uma memória.
Outra qualidade importante é a capacidade de memorizar os pedidos e preferências de cada um dos seus clientes para poder trabalhar com harmonia e organização.
Estar em boa forma física é essencial pois ajuda a manter o nível de energia alto do início ao fim do horário de trabalho.
A apresentação cuidada e o estilo próprio é algo que cada vez mais se torna imagem de marca pessoal e diferenciadora para cada Bartender.
Privilegiar a pesquisa e desenvolvimento profissional irá servir para elevar o nível do bartending.
A procura de novas formas de surpreender e criar novas experiências para os clientes, assim como a originalidade podem torná-lo num criador de tendências na indústria.
O conhecimento profundo de todas as referências que existem no seu bar conjugado com as qualidades referidas anteriormente e as capacidades técnicas são o que fazem um bom Bartender.
Ser Bartender acaba por ser um estilo de vida, uma afirmação social que cada vez mais está a ganhar o seu espaço na nossa sociedade, numa indústria em constante evolução.
Um brinde agora e sempre às experiencias e à vida