Proibição : A lei seca

Nos estados unidos, o termo é associado ao período de 1920 a 1933, logo após o governo federal aprovar a décima oitava emenda, que proibia a produção, o transporte e a venda de álcool.

O movimento da proibição , citava que o consumo de álcool causava distúrbios sociais como dependência e violência doméstica assim o movimento ajudou a aprovar com sucesso dezanove proibições de álcool em todo o estado antes que o governo federal promulgasse a proibição.

O esforço para proibir o álcool ganhou impulso nacionalmente durante a Primeira Guerra Mundial com a produção e o consumo de álcool a não parar quando a proibição foi imposta, uma nova economia do mercado negro, traficantes e comerciantes ilegais, montaram grandes esquemas que lucravam com o consumo ilegal.

Com um próspero mercado ilegal, no entanto, também veio a violência e as taxas de homicídio aumentaram, também as guerras entre gangues ameaçaram as cidades e esta crescente impopularidade da lei inspirou o presidente D. Roosevelt a assinar a revogação da décima oitava emenda em 1933 ainda assim, na época da revogação, grandes danos já haviam sido causaods à frutífera e produtiva indústria do álcool.

O numero de cervejarias nos estados unidos após a proibição, diminuiu drasticamente ,e à medida que as operações se fortaleciam para sobreviver oito mil destilarias licenciadas desde 1896, cairiam para menos de cem após a proibição e permaneceram na industria por oitenta anos.

Por fim, a própria venda, embora proibida, era geralmente tolerada e aceite, sobretudo nos meios urbanos.

Embora fosse incontestável a diminuição do consumo e o consequente impacto na saúde pública, ao fim de alguns anos tornou-se evidente que a proibição tinha fracassado, mesmo nos círculos que a tinham promovido.

Um brinde agora e sempre ás experiencias e á vida